Por: Duvivier Góes e Felippe Bellotti
Edgard Roquete-Pinto, em 1923, quando cria a primeira emissora regular de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio deJaneiro, manifesta que os rumos do novo meio de comunicação devem seguir um projeto educativo cultural, sem fins comerciais com uma programação que excluiria a propaganda e músicas populares.
Edgard Roquete-Pinto, em 1923, quando cria a primeira emissora regular de rádio no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio deJaneiro, manifesta que os rumos do novo meio de comunicação devem seguir um projeto educativo cultural, sem fins comerciais com uma programação que excluiria a propaganda e músicas populares.
Naquela época, o modelo de programação mais próximo do que ia pro ar na programação, eram agremiações litero-musicais movidas a palestras e recitais. Durante seus anos de sucesso, a emissora manteve uma programação eminentemente cultural. No entanto, o rádio não estava presente apenas nos lares da alta sociedade, atingia, principalmente, a grande massa popular, que exigia uma programação a quem do seu gosto.
Os populares interagiam com as rádios através de cartas a fim de opinar sobre a programação, fazer pedidos e críticas. No início dos anos 30, o Brasil já possuía 29 emissoras de rádio, transmitindo óperas, músicas textos instrutivos. Mas o povo desejava mais do que isso.
Com a introdução de música popular, entretenimento, programas humorísticos entre outros, a popularização do rádio sofre um "bum" e traz para si o desejo da indústria fonográfica, que começava a investir em novos talentos da música popular e exerce grande pressão a fim de realizar seus interesses. Nesse período o rádio abre espaço para as mulheres na sociedade; exposição devido as figuras (cantoras) que passavam a se apresentar (surgimento do conceito de “fã”).
Grandes ícones da Era do Rádio surgem nesse ponto, tal como Caboclinho, Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Noel Rosa entre outros.
Com tanta notoriedade e audiência, em 1º de Março de 1932 passa a ser permitida a publicidade dentro dos meios de radiodifusão, mesmo período em que estreava o "Programa Casé" - Rádio Philips - marco divisor do rádio amador e início de programas bem produzidos.
O Programa Casé (Ademar Casé), com pouco tempo de existência, era o mais ouvido do Rio de Janeiro, pois era no microfone de Casé que passavam os maiores artistas da época. Cantar no Casé era motivo de orgulho, principalmente para quem estava começando. Entre as dezenas de estrelas que por lá passaram vale citar Noel Rosa, Carmem Miranda, Pixiguinha, Emilinha Borba e muitos outros.
Se até então Ademar havia revolucionado o rádio no país, foi na publicidade que Casé fez história, transmitindo o primeiro jingle da publicidade brasileira - Padaria Bragança - .
1 comentários:
A PRIMEIRA EMISSORA DA RÁDIO DEVIDAMENTE CRIADA, REGISTRADA E ESTABELECIDA NO BRASIL FOI A RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO! VOCÊ ESTÁ FALTANDO COM A VERDADE OU PESQUISOU DE ACORDO COM OS INTERESSES DO SUDESTE!!!!!!O RÁDIO NASCEU NO RECIFE!!!!!!!!!ROQUETE PINTO, ELE MESMO AFIRMOU QUE A RÁDIO CLUBE É A PIONEIRA!!!! FALTAR COM A VERDADE HISTÓRICA É CRIME!!!! TEM DE PESQUISAR!!!!QUEM AFIRMA AQUI É SÉRGIO GUSMÃO SE QUISER EU PASSO OS DADOS REAIS DA ORIGEM DO RÁDIO NO BRASIL.sergiogusmmao@gmail.com
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