Podcast é um tipo de programação de rádio gravada para a Internet, em que o ouvinte baixa “episódios” e pode ouvir a hora que quiser! Seja no celular, MP3 ou qualquer tocador de multimídia. Se trata de uma modalidade de radiodifusão sob demanda que se popularizou em 2004, quando começou a ser possível abrir emissoras de rádio via Internet gratuitamente.
Para se ter acesso a um Podcast, o internauta precisa se cadastrar num endereço eletrônico, instalar programas agregadores e de leitura de arquivos digitais de áudio, buscar por Podcasts de sua preferência e, a partir daí, começar a baixar os programas em seu computador. Neles, é possível se encontrar uma mescla de locuções, efeitos sonoros, trilha, análises, palestras e debates de assuntos que tem um tema diferente a cada episódio.
O sucesso dessa nova demanda radiofônica se dá à ausência de regras rígidas e ao fato de não ter padrões de locuções ou restrições em termos de linguagem e temas abordados.
Existem mais de 200 gêneros de Podcasts entre debates políticos, contracultura, serviços religiosos, assuntos governamentais, humor e os mais comuns como rock, eletronic/dance e o alternativo.
Tenho aqui um exemplo dessa geração, que consome e produz esse tipo de linguagem e se propôs a esclarecer melhor alguns tópicos. Eu, Camila Romão, entrevistei Brunno costa, dono do site http://www.podcastinboteco.com/ e um dos participantes do podcast sobre carros no Paranerdia (http://paranerdia.com.br/podcast/paranerdia-35-os-carros-mais-famosos-do-cinema).
Assunto: Podcast (Nerdcast*)
*Nerdcast é o podcast do site Jovem nerd (http://jovemnerd.ig.com.br/).
*Nerdcast é o podcast do site Jovem nerd (http://jovemnerd.ig.com.br/).
Como você descobriu o podcast?
Como a maioria descobre: Indicação de amigo.
Como a maioria descobre: Indicação de amigo.
Desde quando você escuta esse tipo de programa de rádio?
Desde 2009, quando conheci o Jovem nerd. Mas, se contar rádio mesmo, eu ouço desde 1998.
Desde 2009, quando conheci o Jovem nerd. Mas, se contar rádio mesmo, eu ouço desde 1998.
Qual é a utilidade de podcasts para você?
Passatempo; entretenimento e cultura de um nicho específico.
Passatempo; entretenimento e cultura de um nicho específico.
Por qual ferramenta você baixa os podcasts?
Itunes
Itunes
Como se faz para produzir um?
A produção é trabalhosa, mas divertida – claro se for de um tema do seu agrado!
Normalmente quando se planeja a gravação do podcast, você escolhe o tema e já pensa nos convidados que conhecem bem sobre aquele assunto.
Não se grava sozinho. Você pode até bolar tudo sozinho, mas sem a presença dos convidados que saibam sobre o assunto ou que vão só pra zoar, não tem graça.
A produção é trabalhosa, mas divertida – claro se for de um tema do seu agrado!
Normalmente quando se planeja a gravação do podcast, você escolhe o tema e já pensa nos convidados que conhecem bem sobre aquele assunto.
Não se grava sozinho. Você pode até bolar tudo sozinho, mas sem a presença dos convidados que saibam sobre o assunto ou que vão só pra zoar, não tem graça.
Aonde se grava?
Grava-se de onde estiver. Eu já gravei direto do iphone.
Cada participante grava da sua casa ou estúdio, ao mesmo tempo (via skipe) e o host (normalmente é o dono do site e quem comanda o ‘show’) organiza a conversa, faz a edição tirando excessos, incluindo efeitos sonoros e trilhas musicais.
Grava-se de onde estiver. Eu já gravei direto do iphone.
Cada participante grava da sua casa ou estúdio, ao mesmo tempo (via skipe) e o host (normalmente é o dono do site e quem comanda o ‘show’) organiza a conversa, faz a edição tirando excessos, incluindo efeitos sonoros e trilhas musicais.
Qual ferramenta você usa para divulgar seus trabalhos?
O twitter que divulga mais rápido e pra mais gente; O twitter atinge mais gente em 15 segundos do que o facebook em 2 horas.
O twitter hoje é o porta-voz dos blogueiros e podscasters!
O twitter que divulga mais rápido e pra mais gente; O twitter atinge mais gente em 15 segundos do que o facebook em 2 horas.
O twitter hoje é o porta-voz dos blogueiros e podscasters!
Considerações finais:
Embora os Podcasts ainda não representem uma fração do mercado, já faz parte de um processo de transformação na mídia sonora, mudando os circuitos de produção, veiculação e consumo da música e da informação radiofônica. São as novas formas de entretenimento e consumo de informações na era da convergência das mídias.
Referência bibliográfica: Especularização Contemporânea. A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento, HERSCHMANN, Micael e KISCHINHEVSKY, Marcelo.
Camila Romão
0 comentários:
Postar um comentário