Por Laryssa Alves
A Era de Ouro do Rádio começou em 1940. Nessa época, a rádio já estava consolidada e as pessoas tinham um verdadeiro fascínio por ela. As emissoras eram riquíssimas e com isso, deram início a formação da indústria cultural no Brasil. Ou seja, a rádio se tornou um mito e assim movimentava diversas indústrias, desde a moda até a propaganda do sabonete. Como a rádio passou a ser um fábrica de mitos, refletindo sempre o imaginário e os desejos coletivos, as pessoas sonhavam em ter o vestido da Princesa Diana, a casa do Michael Jackson, entre outros sonhos. A idéia do artista ser rico surgiu com a comunicação massiva que as empresas faziam, porque antes o artista era uma pessoa fracassada, sem rumo na vida. A comunicação de massa veio para legitimar os artistas e os músicos.
Um dos maiores exemplos da rádio naquela época foi a Rádio Nacional, essência do rádio no Brasil, liderando audiência desde a sua fundação até 1960, quando teve início o seu declínio. A Rádio Nacional foi “roubada” e se tornou instrumento político e ideológico. Getúlio Vargas, presidente na época, transformou a rádio em uma repartição pública. Ele burocratizou a rádio para começar a censura. O ícone da comunicação era o Rádio e com a chegada da TV em 1950, ele foi deixado um pouco de lado e os artistas, as propagandas, entre outros, migraram para a nova mídia.
Enfim,não existiu uma decadência do rádio, pois ele continua vivo até hoje. O que acontece é que não se ouve rádio como antigamente, hoje as pessoas ouvem o rádio fora de casa e não utilizam mais para informação e sim para o entretenimento.
Vídeo de um breve resumo da Era de Ouro do Rádio
- Principais programas e cantores da época

O sucesso da música ‘’Taí’’
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/MusicaTaiCarmemMiranda1930.mp3
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/MusicaTaiCarmemMiranda1930.mp3

Emilinha Borba no Programa de Cesar Alencar
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/RadioEmilinhaBorba.mp3
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/RadioEmilinhaBorba.mp3

Aracy de Almeida canta Palpite Infeliz de Noel Rosa
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/Musica%20Aracy%20Noel%20Palpite%20Infeliz.mp3
http://www.locutor.info/audioEradeOuro/Musica%20Aracy%20Noel%20Palpite%20Infeliz.mp3

Voz do Brasil - A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil.. O programa faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o mais antigo do rádio.
Programa A Voz do Brasil

Repórter Esso

Rádio Nacional
Rádio Nacional (vinhetas)
Programa PRK 30 - Pela poderosa onda da Rádio Nacional do Rio de Janeiro chegava um programa chamado PRK-30, transmitido a todos os lares brasileiros. Era apresentado pelos humoristas Lauro Borges e Castro Barbosa, que nos alegrava. Os dois humoristas faziam mais de 20 tipos: imitavam correspondente internacional, calouros, cantores, contavam piadas, notícias e faziam trocadilhos.
PRK 30
Balança mas não cai - Balança Mas Não Cai estreou em 1950 na Rádio Nacional. O programa era ancorado por Wilton Franco. Ele apresentava os quadros humorísticos, supostamente passados nos apartamentos de um edifício residencial fictício, onde moravam os personagens.
Balança mas não cai
- Fontes
0 comentários:
Postar um comentário