quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Gêneros Radiofônicos - Rádio AM

Por Kelly Schrippe

“Na história do rádio, às vezes o Gênero criou o Público Alvo e em outras vezes o Público Alvo determinou o aparecimento de um Gênero de programação.”
Lourenço Mika


AM ou Modulação em Amplitude foi por oitenta anos o principal método de transmissão através do rádio. E quando pensamos em “Rádio AM” logo imaginamos algo ultrapassado, com som sem qualidade e uma programação direcionada a idosos.  No quesito qualidade de som comparada a transmissão de uma estação FM, por exemplo, pode não ser das melhores, porém, ainda sim sobrevive por outros motivos que segundo dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOPE), trata-se muito mais de uma característica do público das estações AM - que nada tem haver com idade – e pelo tipo de programação, ou tecnicamente falando, pelo gênero radiofônico implantado pelo veículo de comunicação do que da propagação do áudio.
Assim, o gênero radiofônico visa atender um tipo específico de expectativa dos ouvintes e cada gênero foi criando o seu próprio formato em vista do seu público alvo. Aqui destaco apenas três dos principais gêneros: o informativo/jormalístico, o comercial/publicitário e o educativo-cultural.
GÊNERO JORNALÍSTICO/INFORMATIVO
É aquele em que o rádio busca levar ao ouvinte a informação da forma mais atualizada e abrangente. Utilizando diversos formatos como: Reportagem, Entrevista, Nota, Boletim, Debate,  Crônica, Documentário, Esportivo, Radiojornal.
GÊNERO PUBLICITÁRIO OU COMERCIAL
É aquele com uma programação que tenta seduzir, convencer, vender uma idéia ou produto. Seus formatos mais usados são: Jingle, BG, Assinatura, Vinheta, Spot e Testemunhal.
GÊNERO EDUCATIVO CULTURAL
Destina-se, à transmissão de conteúdos educacionais e culturais, sendo os seus principais formatos: Documentário educativo-cultural: “Rádio Escola”, do MEC, Audiobiografia: concentra em discutir a vida e obra de uma personalidade e Temático: voltado para a discussão do conhecimento de uma área ou tema específico.



“O radiouvinte escolhe o que ele quer ouvir. É normal e natural que um artesão escute futebol, que o empresário escute o noticiário econômico...” Lourenço Mika

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More