quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Era de Ouro do Rádio e suas Influências.

“A Era de Ouro do Rádio é uma Era Romântica.” É com essa frase quase poética que Ricardo de Hollanda, Professor e Coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho, dá inicio a entrevista sobre a influência da Era de Ouro do Rádio nas gerações que a vivenciaram. Para que possamos entender as mudanças significativas do rádio para os meios de comunicação, é preciso realizar uma pequena retrospectiva desde o seu surgimento até sua chamada Era de Ouro.

Os dois vídeos abaixo explicam de forma fácil e resumida toda essa trajetória:








Antes de finalmente discutirmos a influência,é preciso que tenhamos consciência de até a década de 20,o único meio de comunicação difundido era o impresso,mas após a chegada do rádio essa situação se modificou:

-É preciso entender que
o Rádio foi por muitos anos o meio de comunicação mais utilizado por muitas famílias,que se reuniam em suas salas, o local onde os aparelhos estavam localizados.Por isso,a Era de Ouro do rádio representou uma forma de convivência da família. - conta Ricardo.





Aqui no Brasil a rádio mais ouvida,ou seja,que possuía o maior ibope era a Rádio Nacional,que realizava suas transmissões com auditórios,o que fez com que seus artistas se tornassem ídolos nacionais.O impacto disso na vida das pessoas que vivenciavam a época foi tão grande que as "Macacas de Auditório",como eram conhecidas as fãs mais ardentes que compareciam com frequência nos auditórios,chegavam muitas vezes a brigar por suas musas,Marlene e Emilinha Borba.

O vídeo abaixo e uma espécie de videoclipe da música "Tomara que Chova" de Emilinha Borba:



Foi a cantora que muitas vezes levou a ouvinte Áurea de Mello,na época com apenas 16 anos,ao auditório da Rádio Nacional:


-Eu ia sempre assistir o programa do Paulo Gracindo,porque ele costumava levar a Emilinha,e naquela época eu gostava mais dela do que da Marlene.Aonde a Emilinha estava eu ia vê-la.As vezes eu ia na Rádio Nacional,as vezes na Mayrink Veiga. - conta a ouvinte antiga.


Além dessas memorias,ela conta que haviam também shows em cinemas dos bairros,nos quais caravanas se organizavam para comparecer.Para geração da época esses eram acontecimentos muitos importantes:

-Naquela época a gente só possuía o rádio e livros para se distrair,como o rádio oferecia uma interação maior do que os livros,todos os jovens gostavam mais de acompanhar os artistas,as radionovelas e só depois na década de 1960 que a televisão começou a se popularizar,que nós o deixamos um pouco de lado. - relata Áurea.




Todos esses fatores,tornaram o rádio um meio de grande influência entre as gerações que vivenciaram a Era de Ouro.Sua influência não parou por ai,as Rádionovelas tão populares na época foram as responsáveis por popularizar ainda mais os artistas,e tornaram cada vez mais fiel seu público:

-A influência do rádio era tão grande,mais tão grande que os artistas de Rádionovelas,migraram para a TV e levaram com eles a linguagem radiofônica. - declara o Professor Ricardo.
Devemos sempre ter em mente que os meios de comunicação,jamais teriam a importância que tem,se não fosse o rádio,que abriu portas para o imaginário popular.


Vanessa Rocha e Vanessa Guimarães.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More